Impecável

440 anos de muitas riquezas

21 de novembro de 2013

Como não falar das grandes transformações da nossa cidade?  Niterói hoje é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Estado, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para negócios. Quem vive por aqui pode  acompanhar o alto índice de investimentos que a cidade tem recebido, como imobiliário e comércio.

Além disso,  possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e o sétimo do país. E os pontos positivos não param por aí:  Niterói está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza e o maior índice de longevidade entre os municípios do estado do Rio.

Uma coisa que não podemos contestar é as belezas da nossa cidade.  No meio da correria do dia-a-dia, esquecemos que somos abençoados com tantas riquezas naturais e arquitetônicas.

Vamos fazer um teste? Há quanto tempo você não vai a esses lugares?

Parque da cidade: Desde criança sempre tive fascínio pelo pôr-do-sol de lá. Que espetáculo! Ainda hoje muita gente corre pro alto só para assistir de “camarote” o astro rei adormecer.

foto.PNG

Praia de Itacoatiara: Tem como não ser apaixonado por essa praia? Com um mar de um azul incrível, cercado por esse belo recorte de pedras. Abençoada!  Pra mim é uma das praias mais bonitas do país. E quem não encara o desafio de enfrentar a trilha do “costão” só para do cume, a cerca de 250 metros de altitude, o Morro das Andorinhas, parte da Região Oceânica de Niterói – as lagoas de Itaipu e Piratininga, as praias de Itaipuaçu, Camboinhas, Piratininga e Itacoatiara – e, ao fundo, montanhas da cidade do Rio de Janeiro.

itacoatiara

Fortaleza de Santa Cruz: De arquitetura imponente, a Fortaleza foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro durante os períodos de colônia e império brasileiro. Equipada até os dias de hoje, a Fortaleza atrai uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos.

A Fortaleza de Santa Cruz participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

forte-santa-cruz

Museu de Arte Contemporânea: Em poucas palavras, o grande criador, Oscar Niemeyer, consegue resumir a sua obra.  “O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda. Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce do chão e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior me detive apaixonado. À volta do museu criei uma galeria aberta para o mar, repetindo-a no segundo pavimento, como um mezanino debruçado sobre o grande salão de exposições”.

Acho que não encontraria palavras melhores para descrever o MAC. E se eu as encontrasse, talvez eu seria redundante…

Museu Niteroi MAC

TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI:  Não poderia esquecer do Teatro João Caetano, seu verdadeiro título. Uma arquitetura esplêndida, cheio de detalhes e riquezas em sua arquitetura e repleto de história. O Teatro passou por uma das mais profundas restaurações de que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro. Todo o passado da casa foi respeitado, conservado, reerguido graças a um trabalho minucioso, científico e detalhista feito pelos restauradores e arquitetos. Todos os espetáculos que fui no Teatro são inesquecíveis!

teatromunicipal

Listei alguns desses pontos turísticos de Niterói em homenagem aos seus 440 anos. Mas, a ideia aqui é que a gente valorize tudo que temos ao nosso redor, e não somente em datas específicas.

 Aproveitem o passeio! 

 

You Might Also Like