Sem categoria

O meu tema hoje é Design

30 de janeiro de 2014

No último post falei de Moda, hoje meu assunto é DESIGN, e é lógico que se tratando deste tema continuo contando detalhes da minha visita às diversas exposições do Museu de Artes e Design (MAD) de New York, que são todas dedicadas à criatividade demonstrando sempre o potencial ilimitado de materiais e técnicas, quando utilizado por artistas inovadores. E é claro que é um lugar como este me faz lembrar a todo o momento dos meus inúmeros amigos, arquitetos e designers, igualmente  talentosos do eixo Rio – Niterói.

 

1

O Museu destaca as formas de designers que transformam o mundo que nos rodeia, através de processos que vão desde o artesanal ao digital. A sua coleção permanente é inclui arte, artesanato e desenho de 1950 até os dias atuais, e dentre esta enorme coleção o que realmente me chamou atenção foram as cadeiras distribuídas pelos  vários corredores. Um escândalo!!

 

2

Eu sempre adorei cadeiras com designers diferenciados, imagina então como eu fiquei  dentro deste museu?? Completamente deslumbrado!

Uma curiosidade interessante sobre as cadeiras é que ao longo do tempo, muitos arquitetos projetaram cadeiras como forma de extensão de sua arquitetura, ganhando, algumas delas, reconhecimento internacional como ícones do design. Estas cadeiras tornaram-se clássicas e são largamente utilizados nos projetos de arquitetura de interiores.

 

3

Alguns grandes mestres da arquitetura se imortalizaram também através do design, projetando cadeiras que dialogassem com a arquitetura praticada por eles, e muitas vezes, compondo a ambientação desta arquitetura. Ter uma cadeira assinada por estes grandes nomes eleva o objeto de sua simples função para uma escultura de design valiosa.

 

4

 

Além das exposições permanentes e itinerantes, o MAD abriga salas de aula e estúdios para aulas de mestrado, seminários e workshops para estudantes, famílias e adultos, além de estúdios abertos para envolver os visitantes nos processos criativos de artistas no trabalho e melhorar os programas de exposições. 

 

5

 

E para finalizar, repetindo o que já falei no post sobre museus, vale a pena subir até a cobertura para tomar um café com uma vista impressionante do Central Park e Columbus Circle… chama-se Roberts e ainda dar uma passada na loja em MAD onde vc vai encontrar artesanato, objetos de design, jóias, casa e acessórios de moda bem executados.

 

6

Espero que tenham gostado dessa sequência de posts com dicas de NY!

Beijos !

You Might Also Like