Sem categoria

Seguuuuura peão!

12 de agosto de 2014

Hoje eu vou falar de uma festa que todos deveriam ir! Não só pela cultura e estrutura, mas também pela badalação que é! Muita gente estilosa, bonita e bacanérrima dá a pinta por lá. Vou dar a dica: São 3 milhões m², com um palco principal e outros cinco espalhados pelo complexo, tocando o melhor da música sertaneja. Além dos shows, há bares e restaurantes para quem quer chegar mais cedo e tomar uma cerveja gelada, lojas para os loucos por roupas ou carros e, claro, as baladas animadíssimas que rolam por toda a madrugada.

837d5866dd72e6e3657aabfe5590e992

E aí, já sabem que festa é?

A Festa do Peão de Barretos é uma festa do peão de boiadeiro que é realizado todos os anos na cidade de Barretos, em São Paulo. Este ano, em sua 59ª edição, o evento acontece do dia 21 a 31 de agosto, no Parque do Peão “Mussa Calil Neto”. A festa, que é tradicionalmente organizada e promovida pelo clube “Os Independentes”, surgiu em 1956 graças a um grupo de rapazes solteiros que se reuniram para realizar a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que se tem notícia.

BARRETOS_original

O evento é realizado sempre em agosto, mês do aniversário da cidade de Barretos (25 de agosto). Além dos shows, a festa tem o objetivo de manter viva as raízes e a cultura do interior do Brasil com atrações que fazem parte da história do peão boiadeiro, das comitivas de tropeiros que desbravaram o território nacional levando boiadas para o interior e que foram responsáveis pela fundação de muitas cidades.

Acho muitos não sabem, mas boa parte da  minha infância foi toda em Barretos. Minhas raízes estão lá. Cresci em próximo à representação do que é uma das maiores festas do país.

dsc_1219

FOTO-ANDRE-MONTEIRO-DSC_3243-14-festa-2010

daniel_barretos2012_001-7

Os visitantes que desejam desfrutar de cada momento da festa podem hospedar-se no Camping Os Independentes, dentro do Parque do Peão. Em uma área cercada dotada de infra-estrutura de pias, pontos de energia, banheiros equipados com chuveiros, iluminação própria e segurança, o Camping oferece conforto a grupos, famílias e a todos aqueles que curtem alojar-se em barracas ao ar livre.

estrutura barretos

 

O instrumento berrante faz parte desta história do peão de boiadeiro (cheia de tradições e significados) e foi um importante elemento no desbravamento de terras desconhecidas pelos tropeiros. Durante o evento é realizado o Concurso do Berrante, que elege e homenageia os melhores berranteiros do país, além de manter viva a tradição do toque do berrante. A disputa tem duração de cerca de uma hora e acontece sempre no último sábado da festa. Cerca de 15 pessoas são classificadas para participar da final, incluindo homens e mulheres. O concurso recebe concorrentes de todas as regiões do país sendo que os três primeiros recebem uma premiação. Os berranteiros devem fazer cinco toques no instrumento que são avaliados por uma comissão especial.

IF maxresdefault

 

Outra tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, que virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, é a Queima do Alho. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O concurso é realizado sempre no segundo sábado da Festa, apenas para convidados e imprensa.

brtqa06-30 QUEIMA_ALHO

Para quem quiser fugir um pouco do sertanejo, a dica é a Festa do Patrão que acontece em paralelo à Festa do Peão de Boiadeiros, produzido pelo primo Helinho Garcia. Eu já fui e ameeeei!

“A festa surgiu há 24 anos de um grupo de amigos que decidiram se reunir para fazer uma festa. O festa vingou e hoje é um evento open bar que conta com grandes parceiros como Ambev e Absolut” ressaltou Helinho.

Este ano, a Festa do Patrão acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Jockey Club de Barretos (Av. Dr. Roberto Rios, 360), em São Paulo. Vários Djs renomados marcam presença no evento, como o Pedro Almeida, Thiago Mansur, Paulo Veloso, Felipe Venâncio, entre outros. É balada eletrônica de primeira, com gente esbanjando beleza (e $$$ também rsrs). O evento é ponto de encontro certo de gente bacana do interior de São Paulo e também de muitos turistas.

img_1644_munhoz-e-mariano-festa-do-patrao-2012

maxresdefault

 

Querem saber qual é a programação dos shows da Festa do Peão de Barretos? Anotem aí:

21/08 (Quinta): Pedro Paulo & Thiago / Trio do Brasil / Zé Ricardo & Thiago
22/08 (Sexta): Lucas Lucco / Henrique & Juliano / João Neto & Frederico / Psirico
23/08 (Sábado): Cristiano Araújo / Bruno & Marrone / Anitta / Bell Marques / Munhoz & Mariano / Jammil e Uma Noites
24/08 (Domingo): Daniel / Jads & Jadson
27/08 (Quarta): Latino / Zé Henrique & Gabriel
28/08 (Quinta): Fernando & Sorocaba / Thaeme & Thiago / Marcos & Belutti
29/08 (Sexta): Luan Santana / Victor & Leo / César Menotti & Fabiano
30/08 (Sábado): Chitãozinho & Xororó / Milionário & José Rico / Rinegro & Solimões / Edson

16jul2013---chitaozinho-e-xororo-durante-festa-de-lancamento-da-58-festa-do-peao-de-barretos-no-villa-mix-em-sao-paulo-1374075022202_1920x1080

 

Serviço:

http://independentes.com.br/festadopeao/index.php

 

You Might Also Like