Sem categoria

A arte de tatuar

19 de agosto de 2014

Hoje vou falar de tatuagem, essa arte de tatuar a pele! Sou louco para fazer uma, mas confesso que morro de medo. E, como é para sempre, penso em mil opções, mas é difícil escolher só uma. Enfim… admiro quem tem (coragem e tatuagem rsrsrs).

Mas, pesquisando sobre essa arte, descobri muitas coisas interessantes que resolvi compartilhar com vocês.

VOCÊS SABIAM?

Que a história da tatuagem é muito antiga e, segundo Charles Darwin, nenhuma nação desconhecia essa arte. Dos índios americanos aos esquimós, a maioria dos povos praticava ou havia praticado algum tipo de tatuagem. Marcar o corpo é uma forma de expressão, seja lá do que for. Pode ser de rebeldia, rituais religiosos, uma tradição milenar, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos, apenas vaidade, entre outros milhões de motivos.

Das cicatrizes às estrelinhas no ombro, a arte de tatuar foi se aprimorando com o tempo e hoje é muito popular e não para de ganhar novos adeptos de todas as idades.

392041224b758ee780d18313f5c73719page_all ages

Mas, nem sempre foi assim. O cristianismo no Ocidente “proibiu” a arte, que caiu em desuso, já que na Bíblia estava escrito “Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem”.

Isso não durou muito tempo. Com a invenção da máquina elétrica de tatuar, em 1891, o hábito se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos e no final do século XX, o que era exclusivo de marinheiros e presidiários, passou a ser moda entre os jovens.

6306463557_07d082b5b6

Hoje, existem diversas formas de difundir ainda mais essa arte, como concurso de quem é mais tatuado, aplicativo de relacionamento focado em tatuados e admiradores, exposições de estúdios e por incrível que pareça, casais estão trocando as alianças por tatuagens iguais que simbolizem a união.wedding-tattoos-pic-8

Se você é um amante dos “rabiscos” corporais e quer encontrar um tatuador pra chamar de seu, então deve prestar atenção em alguns detalhes. É bom escolher o tatuador pelo estilo de tatuagem que você quer fazer. Muitas vezes o tatuador é ótimo em realismo, mas não tão bom em aquarela. Os estilos de tatuagem são bem diferentes e não é tão fácil encontrar um tatuador que seja especializado em todas elas. Outra dica é visitar o estúdio e conhecer o tatuador.

Um estúdio que virou referência mundial é o Ink. Costumo visitar o Miami Ink Tattoo Studio quando estou em Miami, ele é um dos mais badalados dos Estados Unidos.  A fama é tão grande que foi feito até um reality show, chamado Miami Ink, sobre a vida dos tatuadores, a história das pessoas que faziam tatuagens lá e como eram feitas.

foto 1

Eu entre Ami James, fundador do Miami Ink, e uma de suas assistentes

foto 2

Stúdio Miami Ink

O studio mais badalado do USA fica em Miami Beach na Washington Avenue, 1360. Tel 305-531-4556.

Tatuagens femininas e masculinas:

As tatuagens femininas mais procuradas vão desde borboletas ao céltico. A tatuagem de borboleta é um fetiche das mulheres. A borboleta representa liberdade e metamorfose, marcando uma nova etapa na vida ou lembrança de alguma conquista. É a mais popular depois das tribais, estrelas e cruzes. As flores representam a beleza natural que cada mulher tem ou busca. As estrelas são muito populares e tem um efeito surpreendente e sexy, quando bem-feitas em lugares estratégicos. Já as fadas remetem a um sentimento de poder e fantasia. Outras tatuagens comuns das mulheres são os golfinhos, as libélulas e o signo do zodíaco.

6c277daae328481bb4809034393c9135 page_tattoos fem

O público masculino procura mais por tigre, leão, águia, carpa e dragão que são tattoos que demonstram força e coragem.

8ff68034d314bfba174289c2caa33972page_tattoos masc

 

Curiosidades:

• No Taiti, a palavra “tatau” significava a maneira como a tatuagem era feita, ou seja, a tinta penetrando no corpo. Acredita-se que essa palavra tenha dado origem ao termo “Tattoo”.

• Na Polinésia, em geral, a tatuagem costuma ser usada como símbolo de classe social. Segundo a mitologia da região, foram os deuses que ensinaram aos homens a arte de tatuar e, por isso, ela é feita com uma liturgia especial. Os homens podem tatuar o corpo todo, mas as mulheres podem marcar apenas o rosto, os braços e as pernas.

• No Japão, a tatuagem ficou associada à máfia Yakuza. Outra curiosidade é uma espécie de tatuagem oculta, chamada de Kakoshibori, que é feita com produtos químicos e os desenhos só aparecem em determinadas situações como quando a pessoa está alcoolizada, após o ato sexual ou um banho quente.

yakuza_tattoos mafia yakuza

• Na Índia, a pintura corporal costuma ser feita com henna e para fins decorativos em ocasiões especiais como casamentos.

46fa2b67ab3066ffab9dba4b9fecddaf

As tatuagens com cores são menos comuns em pele escura. Nas tribos africanas, a escarificação é uma prática comum, que consiste na produção de cicatrizes na pele.

70c9ec220529d85fe9e8ba6368ce8016 f0453f9c03ac0beaeacf7ac76ee785e3

 

Acho que a vontade de fazer uma tattoo aumentou.

E aí, gostaram de saber mais sobre essa arte de tatuar? EU ADOREI!

bjss, HE.

You Might Also Like