MODA

O seu salto alto tem uma história

22 de setembro de 2015

Loubotin, Jimmy Choo, Dior, Valentino, Chanel, Luiza Barcelos e outras tantas marcas não seriam famosas e teriam seus sapatos desejados se lá no Egito Antigo as altas classes não tivessem começado a usar sapatos, como retratam algumas pinturas murais.

christianlouboutin-pigalle-3080698_BK01_1_1200x1200_3
 Já na Idade Média, homens e mulheres usavam calçados com solado de madeira. Em 1.400, na Turquia, surgem os chopines, primeiros modelos de plataformas, agora sendo apenas usado por mulheres. A moda começa a se espalhar pela Europa.


D10_LINHATEMPO (1)

Os venezianos começaram a criar modelos a partir de materiais luxuosos e o seu uso também foi se adaptando. Teve uma época em que odaliscas e concubinas usavam esses sapatos para não fugirem do harém, era um objeto de dominação.

Sapatos Antigos_Artigo 24

Por volta de 1.500, tanto homens quanto mulheres aderiram aos sapatos com salto para auxiliar na equitação, já que começavam a ser produzidos em duas partes: uma superior flexível e outra dura para a sola. Com o tempo, os saltos foram afinando e ganhando espaço na moda.

IMG_2281

Dizem que Catarina de Médici ao casar-se com o Duque de Orléans (Henrique II após a coroação de rei), na França, tinha um artesão italiano produzindo sapatos de saltos para que a diferença de estatura entre eles não ficasse evidente.

200px-KatharinavonMedici

O rei francês Luis XIV, no início de 1.700, adotou o adereço e decretou que só a nobreza era digna de usá-lo. Porém, após a revolução, foram extintos na tentativa de igualdade social. E, quando ressurgiu, veio cheio de variedade e se alastrou também para a América.

kinglouis

 

 

 

Modelo de Naim Josefi no MAD de NY

DSC08165

As estrelas hollywoodianas ajudaram a difundir a moda, que no pós-guerra ganhou notoriedade com o salto agulha criado por Roger Vivier e Christian Dior.

Roger Vivier

 

E, de lá para cá um sem fim de modelos e tipos de saltos foram criado por estilistas e designers.

constança pascolato

Atualmente, a democracia impera na moda e todos os gostos e preferências podem ser atendidos. Existem até designer criando sapatos um tanto…como posso dizer, exóticos! Rs.

 

Fato é que uma mulher de salto fica linda e poderosa! E qual é o seu modelo favorito?

salto-montagem-e1432072531362-777x437

Bjss,

HE

You Might Also Like