CULTURA, VARIEDADES

Lançamento da Biblioteca Digital Mundial

5 de abril de 2018

Como todo mundo sabe, eu AMO estar por dentro de todas as novidades, e uma que chegou para somar ainda mais no acesso a informação é a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library- WDL), proposta pela Comissão Nacional dos EUA para a UNESCO em 2005.

images

A WDL foi criada com o intuito de facilitar o acesso à riqueza e diversidade das culturas mundiais, apresentando um enorme acervo de materiais antigos, incluindo livros sagrados de várias religiões, que podem ser lidos online ou baixados em PDF de forma gratuita (Vivaa)

Depois de anos de digitalizações dos mais variados tipos de livros, arquivos, fotos, ilustrações e gravuras impressas, a Biblioteca Digital Mundial surpreende não só pela qualidade e quantidade de informações disponíveis, mas sim pela quantidade de idiomas apresentados que, segundo o próprio site, são sete: árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol.

biblioteca-digital

Quando entrei no site para saber mais informações fiquei impressionado com a organização dos arquivos, eles são divididos por áreas de conhecimento, países de origem, ano de publicação, instituição e idioma (Maravilhoso! Facilita muito a navegação)

Mas para mim, o destaque vai para os arquivos históricos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos; Constituições de numerosos países; o original das “Fábulas” de La Fontaine ; a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C. (UAUU!!!)

Biblioteca Nacional

Mas para que o projeto fosse possível, foi necessária a criação de um protótipo feito pela Biblioteca do Congresso da Unesco e cinco grandes parceiros: a Biblioteca de Alexandria, a Biblioteca e os Arquivos Nacionais do Egito, a Biblioteca Nacional da Rússia, a Biblioteca Estadual da Rússia e a Biblioteca Nacional do Brasil (Orgulhinho!!!)

Agora, mais do que nunca, o acervo de informações disponíveis na web tornou-se mais confiável e rico! Espero que tenham gostado da dica.

A WDL já está disponível no site www.wdl.org. Vamos ler, meu povo!

Beijos,

HE.

You Might Also Like