Para não errar

Com que roupa eu vou?!

6 de setembro de 2012

Nós nos vestimos muito mais para os outros do que para nós mesmos. Ao escolher uma roupa antes de sair de casa, não estamos apenas optando pelo conforto, pela praticidade ou pela segurança que ela possa vir a nos oferecer. A roupa nos define, diz aos outros quem somos, o que queremos, o que pensamos e até o que gostaríamos de ser.

A palavra moda vem do latim modus, que significa modo, maneira. Moda, portanto, é antes de tudo um modo, uma maneira, um comportamento, uma atitude.

Então, é importante sabermos qual a diferença entre traje esporte fino, passeio, traje social e traje a rigor.

  • ESPORTE: traje informal. Para homens, camisa pólo, calça cáqui ou jeans e mocassim. Para as mulheres, vestido simples estampado ou calça e camisa de algodão, linho ou crepe. Para os dois, nada de tênis ou joggin

  • ESPORTE FINO: É o mesmo que “traje passeio”. Para eles, camisa de manga compridas, blazer (opcional), calça social e sapatos de couro. Para elas, um tailleur é a melhor pedida.

  • PASSEIO COMPLETO: É o mesmo que “traje social”, roupas formais. Homens vestem terno escuro, gravata, sapatos de couro. Mulheres, vestidos ou tailleurs de tecidos “nobres” (sedas, mousselines, tafetás, entre outros), jóias e maquiagem caprichada.

  • BLACK TIE:  É o chamado “traje a rigor”. Para os homens, smoking, sapatos pretos de couro, de amarrar ou de verniz. Para as mulheres, vestidos sofisticados ( de tafetá, de shantung, bordado, com brilho…), preferencialmente longos, bolsa pequena, salto alto, jóia, maquiagem e penteados mais elaborados.

Ninguém está proibido de usar o que quer que seja, desde que aja com bom senso. A prudência é verdadeiramente uma arte.

Referência: Livo Cultura & Elegância (Editora Contexto)

You Might Also Like