Sem categoria

Roteiro cultural e de entretenimento de NYC (Parte I)

22 de janeiro de 2014

Amigos, as sugestões não acabaram.

Fiquei muito feliz com a repercussão dos posts anteriores. Por isso, continuarei indicando os lugares que vocês não podem deixar de ir quando forem à Nova Iorque. No post de hoje, darei dicas de museus para fazer um roteiro cultural e tanto. O mais bacana de tudo é que esses lugares são mantidos com incentivos público e privado. Não é à toa que são grandes referências mundiais de arte e moda.

Dando sequência, no próximo post, as dicas serão para o entretenimento, com grandes espetáculos que só NYC pode nos proporcionar.

Caneta e papel na mão? Então vamos lá…

GUGGENHEIM

Ele por si só já é uma obra de arte! É frequentado por muita gente bacana e tem uma arquitetura fantástica, pura arte moderna! O local não é tão grandioso, ou seja, permite você fazer uma visita rápida e dá para conciliar com outros museus, como o MAD (Musem of Arts and Design). É só fazer a agradável travessia pelo Central Park e pronto!

DSC08085DSC08082page_Guggeheim

Curiosidade:  O museu, que leva o nome de uma famosa família americana cuja qual muitos de seus membros criaram Fundações, artísticas ou sociais. Dentre elas, essa fundação de maior renome internacional é a que Solomon Robert Guggenheim fundou. A Fundação Solomon R. Guggenheim mantém museus em várias cidades do mundo, como Las Vegas, Veneza, Abu Dhabi entre outras.

ONDE FICA:  1071 Fifth Ave. at 89th St., Nova York (Manhattan)

 

MUSEUM OF ARTS AND DESIGN (MAD)

É um lugar para quem curte arte e moda. Sim, nesse lugar eles são uma coisa única.  Destaque para a exposição Fashion Jewelry, que apresenta uma impressionante variedade de joias de moda extravagante, exibindo a habilidade e criatividade que abrange cinco décadas em forma de colares, pulseiras, broches e brincos e muito mais! É para arregalar os olhos de qualquer um! A exposição apresenta peças de estilistas como Balenciaga, Chanel , Dior, Miriam Haskell, e Yves Saint Laurent e outros tops – já adianto que essa exposição vai render um post exclusivo na próxima semana. Aguardem!

Selecionei aqui algumas obras interessantes. Nessa galeria vocês encontram o nome da peça primeiro e em seguida as legendas:

DSC08195

CHRIS ANTEMANN e KENDRICK MOHOLT em ‘Feast of Impropriety’

page_mAD copy

 Legendas:

1- Neri Oxman: Material digital (resina fotopolímero), feito a mão e impresso em 3D.

2 – Naim Josefi: Sapato Melonia. São os primeiros sapatos de alta costura-impresso em 3D do mundo. Vem de um conceito ecológico de não desperdício de material e de uma nova visão para a produção de calçados, onde é possível ir a uma loja, analisar o seu pé, e imprimir seus os próprios. O par faz parte da coleção Melonia-uma coleção futurista do designer Naim.

3 –  De Dror Benshetrit, criada como uma peça única com impressão 3D, a lâmpada volume MGX expande a partir de uma posição completamente achatada para produzir uma exibição fabulosa de sombra e luz.

4 – The T/shirt Issue: O artista, ao ouvir a história de um menino que foi criado por um lobo, desejou que isso tivesse acontecido com ele mais do que outra coisa. Nesse caso, teria companhia para suas andanças noturnas e compartilharia seu conhecimento.

5 – Roxy Paine: Esses três objetos únicos foram criados Scumak No para a exposição Roxy Paine.

 

Ah! No MAD – como é conhecido – há um ótimo restaurante com uma vista impressionante do Central Park e Columbus Circle… chama-se Robert’s! Para quem quer esticar para tomar um drink ou comer algo com um visual incrível, não pode deixar de ir!

 

ONDE FICA:  2 Columbus Circle, Nova York (Manhattan)

212.299.7777

 

AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY

É enorme! Demanda tempo para curtir a visita. Programe uma manhã ou uma tarde inteira para  ir. Já fui algumas vezes, mas esta última foi diferente. Após o filme em que foi palco (Uma noite no Museu), parece que está com outro astral, revigorado. Vi com outros olhos!

Lá também tem um restaurante no estilo self-service. Para otimizar o tempo, o ideal seria almoçar por lá. A comida é boa e super em conta.

museu historia nacional

page_museu história natural

Curiosidade: Vocês sabiam que é possível realmente passar a noite no museu? Alguns riquinhos de lá realizam essa façanha. Outros promovem encontros e festas fechadas para convidados seletos.

 

ONDE FICA: Central Park W, New York

212-769-5100

 

METROPOLITAN MUSEUM OF ARTS

Já fui mas não consegui ir nessa última viagem. Nem por isso vou deixar de dar essa dica que vale muito!  É imperdível! Fundando em 1820, o Metropolitan é hoje um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. Sem contar com as seções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.

 Metropolitan

  ONDE FICA:  Fifth Avenue, Nova York  (Manhattan)

212-535-7710

 

MOMA

Parada obrigatória! A casa da cultura pós-moderna, arte moderna e contemporânea. Todos os maiores ícones das artes plásticas e do design estão lá. Além do acervo incrível que tem Van Gogh, Duchamp, Cézanne, Picasso…

Para quem não sabe, o museu é separado por andares de acordo com as décadas. Os andares mais altos estão as obras mais antigas dos pintores históricos! Já os andares mais baixos possuem pinturas, fotos e instalações de arte moderna. As exposições temporárias do MoMA são muito atuais, plurais e refletem o que rola de novo na mídia e na sociedade global. Vale muito a pena!

DSC07856

DSC07818

Exposição especial do Magritte no MoMa. “The Mistery of the ordinary” Sugestivo, não?

page_moma

Legendas:

1 – Ana Ostoya, com a obra “Pseudomorphism of Art and Life Relations” (2011)

2 – Pablo Picasso em “Interior with Girl Drawing (1935)

3 –  Visão geral da sala de projeções do MoMa

4 – Lounge Chair (1963) de madeira compensada de Grete Jalk

 

DICA EXTRA

Quem for à cidade até o mês de Fevereiro, vale a pena conferir a exposição do Gaultier, no Broklyn Museum.  Tive o privilégio de ir em San Francisco, e atualmente está em Nova Iorque.  É uma exposição multimídia organizada em torno de sete temas que influenciaram no desenvolvimento do grande estilista Jean Paul Gaultier, desde as ruas de Paris para o cinema até quando ele surgiu como um designer na década de 1970. Possui cerca de 140 peças de alta-costura e conjuntos prêt-à- porter, dos mais antigos até às suas coleções mais recentes, muitos das quais são exibidas em manequins personalizados com rostos interativos criados em  projeções audiovisuais alta definição. Acessórios, esboços, figurinos, trechos de filmes e documentação de desfiles, concertos e apresentações de dança, bem como fotografias de moda e artistas contemporâneos que entraram para o mundo de Gaultier…  tudo explora seus projetos de formas inesperadas.

page_broklyn

 

O vídeo no site dá para ter uma prévia do que é a exposição:

http://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/jean_paul_gaultier/

Lembrando que o recomendado é conferir a programação antecipadamente para montar um roteiro dos museus. Uns demandam um período mais longo de visita, cerca de 3 horas, por serem maiores. Chequem também a possibilidade da compra antecipada dos tickets para não perder tempo em filas. Afinal, cada minuto na grande metrópole é precioso!

 

Aproveitem!

bjss,

HE.

You Might Also Like