Sem categoria

O famoso azeite de oliva

2 de dezembro de 2014

Chega o mês de dezembro e já começamos a pensar na ceia de Natal e Ano Novo, não é mesmo? E aposto que em todas as mesas um vidrinho muito querido estará presente: o de azeite!

azeites

Esse óleo muito consumido no mundo inteiro é um dos principais elementos da famosa dieta mediterrânea, muito elogiada por cientistas, já que inclui também verduras e peixes. Seus benefícios para o corpo humano são diversos, dentre eles: redução do LDL (mau colesterol), dos riscos de infarto e AVC, e radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas).

Olivenblüte3

*A flor das oliveiras que dá origem ao fruto, a azeitona.

 

Você sabia que são necessárias, em média, 1.500 azeitonas para fazer 250ml de azeite de oliva? O método de processamento do fruto das oliveiras é que classifica os azeites. Confira a imagem abaixo e aprenda a escolher o melhor para a sua mesa.

tipos-azeites

Segundo historiadores, a utilização do azeite na alimentação é muito antiga, inclusive a própria bíblia tem passagens que citam a comercialização do óleo das oliveiras. Outras religiões da Antiguidade possuem lendas e mitos com esse produto. Sabe-se que o azeite é símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória para os povos.

foto 3

 

*Eu visitando a Fazenda de Agriturismo Le Favate, no Parque Nacional de Cilento, em Salerno, na Itália.

 

Para quem quiser ver de perto as oliveiras e a produção de azeites, eu recomendo a Itália. Estive lá a convite da Câmara de Comércio Italiana, acompanhei tudo e até hoje fico muito feliz ao rever as fotos e lembrar tudo que aprendi.

foto 1

You Might Also Like