CULTURA

Oscar 2016

18 de fevereiro de 2016

Eu sempre amei assistir ao Oscar! Nos anos 80 e 90 fazíamos uma festa para reunir os amantes da sétima arte para a grande premiação. No domingo, dia 28 de fevereiro, saberemos os ganhadores de 2016 e confesso que estou torcendo por Leo DiCaprio!

20150930115640_1

Ainda temos duas semanas para assistir aos indicados na categoria melhor filme e alguns estão em cartaz no recém-reformado cinema da UFF, na Praia de Icaraí (confira a programação aqui). Confira abaixo a sinopse e o trailer dos principais e comece a sua torcida.

keep-calm-e-aperte-o-play

Prepare a pipoca e aperte o play!

 

Spotlight – Segredos Revelados

O drama conta a história verídica de uma equipe de jornalistas do periódico Boston Globe que, através de uma longa investigação, revelou ao mundo que a Igreja Católica acobertava casos da pedofilia na instituição. O longa remete aos filmes de jornalismo investigativo da década de 70, como Todos os Homens do Presidente, e relembra, em tempos de mídias sociais e acesso supérfluo à informação, a importância do jornalismo bem apurado. Junto com O Regresso, é um dos favoritos à estatueta.

A Grande Aposta

Também baseada em fatos reais, a comédia-dramática retrata executivos de Wall Street que previram, em 2005, a quebra do mercado imobiliário que levou à crise econômica no país em 2008. Com essa previsão, esses profissionais decidiram apostar contra sistema para faturar alto. O elenco conta com nomes consagrados como Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carrell e Christian Bale – ótimo em uma atuação que o indicou à categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O filme opta por uma narrativa que quebra a quarta parede inserindo pessoas famosas para explicar diretamente para o público termos específicos de Wall Street. Embora comece divertido, termina cansativo e um tanto depressivo. O tema, afinal, ainda é muito atual.

Perdido em Marte

Sucesso de pública e crítica, a ficção científica de Ridley Scott é um filme divertido e agradável, embora o enredo não transpareça. O longa narra a viagem de um equipe de astronautas a Marte que, após uma tempestade, deixa para trás um de seus tripulantes, interpretado pelo ótimo Matt Damon. O ator comprova seu talento com uma indicação a Melhor Ator no filme que praticamente carrega sozinho, embora conte com bons coadjuvantes como Chiwetel Ejiofor e Jessica Chastain.

Mad Max: Estrada da Fúria

O grande blockbuster do ano ressuscitou a franquia de George Miller que revelou, no fim da década de 70, a carreira do então novato Mel Gibson. O enredo retrata um pós-apocalíptico onde a humanidade está em colapso e todos lutam loucamente pelas necessidades da vida. A versão 2015 traz Tom Hardy como protagonista, mas quem brilha mesmo é Charlize Theron, injustamente sem indicação ao prêmio este ano. Sua Imperatriz Furiosa é um frescor em Hollywood, que costuma estereotipar personagens femininas. Em um ano em que o feminismo esteve em voga, este papel cai perfeitamente.

O Regresso

O filme é do DiCaprio e foi feito para o ator brilhar, apesar da também aclamada e indicada atuação de Tom Hardy. O longa se passa em 1822 e também conta uma história verídica de Hugh Glass (DiCaprio) que parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Ao sobreviver, Glass parte para uma jornada em busca de vingança. O longa pode dar consecutivamente a estatueta de melhor direção para a Alejandro González Iñárritu, que ganhou não passado com Birdman.

Ponte dos Espiões

O filme do Spielberg traz uma trama amarrada de espionagem no estilo de clássicos do cinema. O longa se passa durante a Guerra Fria e retrata um advogado especializado em seguros, interpretado por Tom Hanks (em mais uma parceria com o cineasta), que aceita a tarefa de defender um espião soviético capturado pelos americanos. A atuação de Mark Rylance como o espião se destaca e está na corrida de Melhor Ator Coadjuvante.

O Quarto de Jack

A história maternal é baseada no livro de sucesso O Quarto de Emma Donoghue, que também assina o roteiro do longa. Com interpretações consagradas pela crítica de seus protagonistas, Brie Larson, favorita à estatueta de Melhor Atriz e Jacob Tremblay, o drama retrata a história de Joy e seu filho Jack. Mantidos em cativeiro pelo Velho Nick, Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local para seu filho.  O drama tocante tem feito sucesso  pelo público e pela crítica.

Brooklin

É o azarão do Oscar. O filme independente britânico recebeu ótimas críticas quando estreou no Festival de Sundance ano passado e conta com aclamada atuação da indicada a Melhor Atriz, Saoirse Ronan, de apenas 21 anos.

 

Bjss,

HE.

You Might Also Like