CULTURA, DECORAÇÃO, VARIEDADES

Art Déco pelo mundo

5 de abril de 2016

Estou de volta inspirado por Miami Beach e sua arquitetura Art Déco. Você sabia que esse movimento artístico surgiu na Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas, em Paris, no ano de 1925? Com fortes influências do cubismo e do futurismo e composta por formas geométrica e traços sintéticos, o estilo representava a burguesia e era composto por materiais refinados como o marfim e jade.

FullSizeRender (3)

Em 1930, a Art Déco chega nos Estados Unidos com uma outra proposta. O uso de materiais industriais e produção em larga escala faz com que o movimento fique ainda mais popular. Um exemplo clássico pode ser apreciado na belíssima Ocean Drive, em South Beach, Miami. A avenida, que é palco de visitantes de diversas partes do mundo, oferece um conjunto de prédios, hotéis, bares e restaurantes, todos decorados em tons pastéis.

FullSizeRender (2)

Recentemente, a prefeitura de Miami Beach, numa iniciativa de estimular a recuperação do conjunto arquitetônico da cidade, está patrocinando as tintas daqueles que se interessarem em reformar suas fachadas mantendo as cores originais. Então, já é possível passear imerso numa atmosfera novinha em folha.

FullSizeRender (5)

Por aqui, o estilo inspirou diversas construções como a Torre do Relógio, na Central do Brasil e o Cristo Redentor, que é considerada a maior estátua e um dos grandes símbolos de Art Déco no mundo. Além do Rio de Janeiro, os principais acervos do país podem ser encontrados em São Paulo e em Goiânia. Além da arquitetura, o movimento também ganhou força na moda, nas artes plásticas e no design industrial.

arte déco - vogue

Eu e Marcelo ficamos sempre contemplando os prédios enquanto passeamos por Miami.

FullSizeRender

Bjss,

HE.

You Might Also Like