CULTURA, FESTAS, GASTRONOMIA, VARIEDADES

Boa educação não sai de moda

17 de maio de 2016

Participo, com uma certa frequência, de almoços e jantares com clientes, parceiros e amigos. Como, ontem, fui convidado para jantar no L’Entrecôte de Paris pelo  Plaza Shopping Niterói para a abertura do Temporada Gourmet (confira a programação aqui, vale a pena!) e me inspirei para o post de hoje com regrinhas básicas de etiqueta à mesa. Saber se portar bem durante as refeições revela não só a educação da pessoa, como colabora para a imagem que deseja transmitir.

etiqueta à mesa 2

Confira abaixo algumas regras universais para fazer bonito:

1) Para começar, jamais gesticule com os talheres nas mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.

2) Use sempre os talheres de fora para dentro.

3) Depois de colocados em uso, eles não devem ser mais encostados na mesa, apenas apoiados no prato.

4) Para sinalizar o garçom que você está satisfeito, coloque o garfo e a faca alinhados ao prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ou abaixo da faca, com os cabos para o lado direito. E quando você ainda vai comer, coloque os talheres em triângulo com os cabos abertos na borda e a faca do lado direito.

etiqueta à mesa 3

5) Sempre que tiver guardanapo de pano, abra-o no colo durante a refeição. Ao terminar, coloque-o ao lado esquerdo do prato na mesa.

6) Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. O certo é enrolar pequenas quantidades de fios com a ajuda da colher e levar à sua boca.

7) As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua própria faca, que geralmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer ao longo do caminho.

8) Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.

9) Quando for tomar uma sopa, leve a colher à boca pela lateral.

10) Ao comer as folhas da salada, faça trouxinhas com a ajuda dos talheres, não as corte.

etiqueta à mesa

E lembre-se: educação is the new black!

Bjss,

HE.

You Might Also Like