Na última terça, dia 27 de Fevereiro, fui almoçar no melhor buffet de Niterói!
Com nome dedicado à sua fundadora, o Marias e Amélias é reconhecido por seus grandes eventos, como casamentos, coquetéis, festas de 15 anos, brunchs e até menus temáticos!
Como já estou na área de eventos há muitos anos, conheço a querida Maria Amélia desde o início de sua caminhada nas cozinhas niteroienses, mas ainda fico impressionado com as super novidades que ela traz ao longo de cada ano. Ela me contou que procura inspirações na culinária de outros países, principalmente onde os costumes são bem diferentes do Brasil.
Tailândia, Bogotá, Peru, Marrocos e China foram alguns lugares aos quais ela já visitou e voltou com diversas novas opções para seu buffet. Além disso, ela já foi em uma viagem de interiorização espiritual no Tibet que, segundo ela, ajudou muito a relaxar e sair do cotidiano conturbado.
Com mais de 20 anos no mercado, prestam serviços diferenciados, como buffet vegano e fabricação de produtos sem glútem, podendo atender às diversas demandas de seus clientes. Uma coisa incrível é o buffet temático, pensado minuciosamente para que o cliente se sinta imerso à culinária da época ou local desejados. Foi o caso da estreia da novela “O Outro Lado do Paraíso” que se passou no Jalapão, onde foram servidos pratos como Arroz de Pequi com Galinha Caipira e Farofa de Baru, e Paçoca de Carne de Sol e Aipim na manteiga de garrafa. (Uau!!!)
Outro ponto interessante é o descarte e manutenção de insumos. Toda a cozinha Marias e Amélias é focada no desenvolvimento sustentável, como a utilização de óleo reciclável, tratado na própria cozinha e inspecionado pela ANVISA, e o recolhimento de água da chuva para utilização de limpeza de espaços comuns.
No dia da visita, conhecemos a cozinha do buffet e aproveitamos, é claro, para degustar um delicioso almoço preparado por Maria Amélia e sua filha Silvia , que escolheu seguir os passos da mãe, mas em uma pegada mais orgânica e natural.
Para o menu, foram servidos uma deliciosa Salada de Batata Alemã com iogurte (até nisso elas conseguem ser fitness, AMO), um incrível Arroz integral (Marcelo que o diga, repetiu duas vezes rs), Medalhas de Mignon ao molho suave de presunto Serrano, Fettuccine de Pupunha ao pesto de rúcula e um Fettuccine de Pupunha Carbonara de enlouquecer qualquer um!
Mas a grande surpresa foi a sobremesa… quem disse que ‘sem glútem’, ‘sem lactose’ e ‘baixa caloria’ são sinônimos de ‘sem sabor’? O Brownie fit de beterraba com geleia de frutas vermelhas e lascas de laranja kinkan arrasou com o coração da gente!
Mas a melhor notícia do dia é que elas toparam nos passar a receita do Fetuccine de Pupunha ao Pesto de Rúcula que está descrita abaixo. (UHUULL)
Fettuccine de Pupunha ao Pesto
Cozinhe o fettuccine em uma panela com água e sal. Quando estiver macio, al dente, escorra e reserve.
Em uma frigideira com azeite, adicione alho e deixe dourar. Adicione o fettuccine e ,na hora de servir, misture com o pesto.
Pesto de Rúcula
Ingredientes:
1 maço de rúcula
1 maço de manjericão
1 xícara de salsinha
1 xícara de castanha do Pará
1/2 dente de alho
4 colheres de azeite
sal a gosto
1/2 xícara de água
1/2 xícara de parmesão
Na procura por serviços que surpreendam seus convidados, sempre opte pela diferenciação e qualidade! Tenho certeza que você não vai se arrepender. Ahh e teste a receita em casa e me conte como foi, farei aqui em casa também!
Beijos,
HE.