Para não errar

Reeducação alimentar: trocas alimentares inteligentes…

23 de julho de 2013

Vocês já repararam que muitas pessoas vêm adotando a alimentação saudável? Sem dúvida, as it girls do momento, como  a Carol Buffara e Gabriela Pugliesi são grandes incentivadoras, por exemplo. Afinal, não basta conquistar o “corpo dos sonhos”, tem que agregar alguns alimentos mais saudáveis à rotina.

Se você quer começar devagar, gradativamente, esse post vai te dar boas dicas! Mesmo sem encarar dietas severas, é possível enxugar um bom número de calorias do menu trocando alimentos que fornecem muita energia por outros que, mesmo sendo nutritivos, engordam menos.

A nutricionista Anna Paola Conde, que atende na Onodera Estética – Unidade Niterói, dá 20 dicas inteligentes e fáceis de trocas que conseguimos fazer com muita facilidade. E o melhor… sem abrir mão de nada, apenas substituindo calorias vazias por nutrientes e benefícios.

Vale conferir e se reeducar !!!

 

1-  Pão francês por integral –  Essa é uma boa forma de começar o dia cuidando da pele. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras.

pães

 

2 – Leite integral por desnatado – Esse troca garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos.

leite

 

3 –  Óleo de soja e outros por azeite – O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva e deixam as saladas mais saborosas.

azeite

 

4 –  Pizza de muzzarela pelas de vegetais – Essa escolha presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Opções não faltam — vale de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha.

pizza

 

5 –  Salgadinhos por castanhas – Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes.

salgadinhos

 

6 –  Cereais açucarados por aveia – A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã.

cereais

 

7 – Bauru por peito de peru e queijo branco – Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol.

sanduiches

 

8 –  Camarão por peixe – Rico em colesterol, o camarão apresenta quase o triplo de gordura na mesma porção que peixes gordos como salmão.

peixe

 

9 –  Picanha por lombo – O lombo é mais magro que a picanha se for retirada toda a gordura aparente antes do seu cozimento.

carnes

 

10 –  Manteiga por margarina – A margarina leva certa vantagem, porque não tem gordura de origem animal e colesterol e vem sendo acrescida de fitosteróis para torná-la mais benéfica.

Margarina

 

11 –  Quindim por compota de frutas – Os doces são condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e chocolates: a gordura.

sobremesa

 

12 –  Suco de laranja pelo de uva – Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol, atuando na redução do colesterol e com efeito antioxidante.

sucos

 

13 – Chá de ervas por chá-mate – Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol.

chá mate

 

14 –  Cebola branca por cebola roxa – Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina.

cebolas

 

15  – Molho branco pelo de tomate – O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo.

molho tomate

 

16 –  Chocolate ao leite pelo amargo – O chocolate se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate! É o amargo, os com mais de 60% de cacau em sua composição. Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite.

chocolate

 

17 –  Sal por ervas e alho – Em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.

sal

 

18 –  Frango com pele pelo frango sem pele – A pele tem que ser retirada antes do cozimento, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.

frango

 

19 –  Queijo pelo tofu – Feito a partir de soja, o tofu concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas, potente antioxidante.

queijo

 

20 –  Pipoca de micro-ondas pela de panela – Na pipoca estourada no fogão temos como controlar a quantidade e o tipo de gordura no preparo, ao contrário do produto de micro-ondas onde ela já é fixa.

pipoca

E aí, vamos começar a reeducar a nossa alimentação?

 

Agradecimento:

Anna Paola Conde – Nutricionista Clínico-Estética e Personal diet

Onodera Clínica de Estética – Unidade Niterói

Avenida Roberto Silveira, 464 – Icaraí – Niterói

Tel: (21) 3619-8585

 

 

 

 

 

 

You Might Also Like