Sem categoria

Blocos para cair na folia

27 de fevereiro de 2014

O Carnaval de Rua do Rio é uma festa bem democrática, onde centenas de blocos se espalham pela  cidade, agradando aos mais diferentes tipos de foliões. A variedade atende desde os fãs de blocos mais tradicionais ao público que prefere a mistura de novos ritmos à festa. É possível encontrar blocos para quem quer curtir em família ou para quem espera aproveitar a folia para conhecer um novo amor.

Para quem não vai viajar, preparei uma listinha com algumas opções:

Sexta:

Bloco Virtual 
Onde
: Costão do Leme, Posto 1 – Praia do Leme

Horas: 18:00

O Bloco Virtual existe desde 2000. Tradicionalmente saia em Ipanema do Posto 9 ao Arpoador. O Bloco era composto por 50 ritmistas e carro de som com músicos tocando o samba enredo escrito anualmente por criativos compositores. O Bloco ficou famoso pelo banho de mar a fantasia na Praia do Arpoador ao final dos desfiles. Sempre acompanhado do belo pôr do sol de Ipanema. Ao som de um repertório pra cima e bem humorado com direito a oloduns, frevos, marchinhas, maracatus e tudo mais que os ritmos carnavalescos podem nos oferecer! Vão de Caetano Veloso a Timbalada!

Sábado:

Empolga às 9
Onde: Na Praia de Copacabana, em frente à Rua Rainha Elizabeth.
Horas: 9:00
Estilo: MPB e Pop

O primeiro encontro da bateria aconteceu em 2003, nas areias da praia de Ipanema, foi o embrião do Empolga. Uma galera batucando no posto 9, sem carro de som, sem nada, só a bateria. Daí pintou um monte de gente pra assistir e perceberam que ia dar samba, de lá pra cá é só sucesso. Muito cheio! Vai gente com filho, gente para brincar fantasiado e para azarar. Muita gente bonita!!!

Cordão do bola Preta

Hora: 09h00

Onde: Av. Rio Branco

Esse é o bloco carnavalesco mais antigo do Rio e tem a fama de ser também o maior do mundo. São cerca de 2 milhões de pessoas pela Avenida Rio Branco, todas devidamente vestidas de branco com bolinhas pretas e cantando a plenos pulmões “Quem não chora não mama / segura meu bem, a chupeta / lugar quente é na cama, ou então no Bola Preta!

 

Escangalha
Onde
: Rua Orsina da Fonseca, Gávea
Horas: 11hs

Fundado em 2007, com objetivo de resgatar o antigo carnaval de rua, com seus foliões fantasiados e sambas da época, o Bloco Escangalha! estreou no ano seguinte, com desfile na Gávea e, em 2013, levou cerca de dez mil pessoas ao bairro da Zona Sul. Há mais de dois anos o grupo arrasta centenas de pessoas

Escangalha

 

Banda de Ipanema

ONDE: RUA GOMES CARNEIRO – IPANEMA

HORA: 16h00

 Não tem como fugir do clichê: se você nunca viu a Banda de Ipanema passar pela orla do bairro, levando a bateria cascuda seguida das drags queens, então ficou faltando algo no seu Carnaval. Mesmo que seja lá da areia, mesmo que seja só uma vez, veja a Banda passar cantando coisas de amor.

banda de ipanema

Azeitona Sem Caroço

Onde: Rua Dias Ferreira, Leblon

Horário: 09:00 h

Esse é para quem está na pista e quer ver gente bonita!  Já é tradição ver e ser visto ali pela Rua Dias Ferreira, no Azeitona Sem Caroço. Gatas-garotas e meninos do Rio chovem pela área em um dos blocos da Zona Sul mais famosos pelos colírios que curtem a folia por lá.

Exalta Rei:

Horário: 17h.
Onde: Rua Araújo Porto Alegre, esquina com a Avenida Graça Aranha (MEC)

No Centro Fundado em 2008, o bloco sai ao som de inusitados arranjos para os maiores sucessos de Roberto Carlos e já teve a honra de ser saudado pelo próprio cantor durante um desfile pelas ruas da Urca.

Domingo:

Cordão do Boitatá
Onde
: Rua do Mercado com Rua do Ouvidor, Centro
Horas: 12h

rjboitata14

Bangalafumenga
Onde
: Av. Infante Dom Henrique (em frente ao Coreto Modernista), Aterro do Flamengo
Horas: 10:00
Estilo: Mistura Funk, Samba e outros ritmos brasileiros

Fundado no verão de 1998 pelo músico Rodrigo Maranhão, o bloco anima os foliões com canções próprias, compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira, como Gilberto Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.

Areia

Onde: Rua Dias Ferreira, esquina com General Urquiza, Leblon
Horas: 10h

Formado por um grupo de amigos que jogavam vôlei de praia juntos, o bloco não demorou a cair no gosto dos jovens do Leblon, que aproveitam o desfile no domingo de Carnaval.

Simpatia é Quase Amor 

Onde: Praça General Osório, Ipanema

Horas: 16hs

Estilo: Bloco das Antigas!

Irreverente que só, o Simpatia arranca muitas palmas e sorrisos no seu desfile, com seus sambas bem-humorados levados no gogó pelo povo. Aliás, você sabia que as cores do Simpatia, o amarelo e o roxo, são em homenagem ao famoso cura-ressaca Engov? Pra você ver que por trás de uma tradição carioca, há sempre uma boa piada. O bloco, que comemora este ano 30 anos de sua fundação, desfila pela orla de Ipanema com samba em homenagem ao aniversário. O público esperado é de 120 mil foliões.

Toca Rauuuul

Onde: PRACA TIRADENTES – CENTRO

Horas: 16hs

 Se você é daqueles que não se aguenta e berra em qualquer show “Toca Raul!”, eis o seu bloco! O Toca Rauuul faz uma festa em homenagem ao grande Raulzito, com direito a figurino e um repertório incluindo clássicos como“Mosca na Sopa”“Al Capone” e “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”. Os quinze componentes fazem releituras das músicas de Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos. O repertório atravessa todas as fases da carreira do cantor e a apresentação conta ainda com figurinos, cenografia, bonecos e efeitos visuais.

Tocarauuul_foto02_clarissa_pivetta_m 

Segunda:

Volta, Alice

Hora: 9:00
Onde: Rua Alice, Laranjeiras

O Bloco Volta, Alice surgiu em 2004, à beira da Praia da Macumba, do encontro de sete amigos que conversavam sobre como fazer do carnaval de 2005 uma festa inesquecível. Do papo, logo surgiu o batuque e assim virou o único cordão de ladeira da cidade do Rio de Janeiro.

Sargento Pimenta
Onde: No Aterro entre a passarela da Marina da Glória e do MAM, Flamengo
Horas: 15:00
Estilo: O bloco, que estreou nas ruas no Carnaval de 2011, mistura o som dos Beatles com os variados ritmos brasileiros, animando os fãs com grandes sucessos da banda
Enche? Muito!

sargento pimenta

Bloco Cru

Onde: Praça XV no Centro do Rio de Janeiro.

Horário: Concentração às 16h com DJ’s. Show de 18h até 21h.

Na máxima de que o som não tem fronteira, o Bloco Cru se desafiou a juntar rock n’roll e batucada num mesmo repertório e é capaz de seduzir até o mais roqueiro dos foliões que não curtia pular Carnaval. Toca hinos do indie rock em formato carnavalesco, é um dos precursores desse movimento. No seu primeiro desfile, em 2009, ele já reuniu 2 mil pessoas ali na apertada rua Henrique de Novaes (onde fica a Casa da Matriz) e, no ano seguinte, foram cerca de 20 mil foliões. Neste ano, o Carnarock do bloco promete reunir mais de 50 mil pessoas.

 

TERÇA

Carmelitas

Onde: Ladeira de Santa Teresa

Horário: 10h

Reza a lenda que um dia, uma freira foi vista pulando o muro do convento das Carmelitas para brincar o Carnaval em Santa. Daí veio o nome do bloco que lota as ruazinhas do bairro, que claro, tem uma boneca em forma de freira serelepe como mascote. E o plural do nome Carmelitas foi o seguinte: para não incriminar uma freira sozinha, todos resolveram vestir um véu em solidariedade à freira-foliã. Eis a prova de que o Carnaval é um tempo fraterno.

6892963797_cdf21d8ca3_o

Banda de Ipanema

HORA: 16h00

ONDE: RUA GOMES CARNEIRO – IPANEMA

 Não tem como fugir do clichê: se você nunca viu a Banda de Ipanema passar pela orla do bairro, levando a bateria cascuda seguida das drags queens, então ficou faltando algo no seu Carnaval. Mesmo que seja lá da areia, mesmo que seja só uma vez, veja a Banda passar cantando coisas de amor.

 

A Rocha da Gávea
Onde
: Praça Santos Dummont, Gávea
Horas: 9h

 

Orquestra Voadora
Onde: Avenida Infante Dom Henrique, na altura do Coreto Modernista, Flamengo
Horas: 17:00
Estilo: Banda de Metais, é sensacional
Enche? Sim mas é daqueles que vale a pena

orquestra voadora

QUARTA

Me Beija Que Eu Sou Cineasta
Onde
: Praça Santos Dummont, Gávea
Horas: 10h

Criado em 2006, o bloco Me Beija Que Eu Sou Cineasta reúne profissionais e estudantes de Cinema, Artes e moradores da zona sul, no Baixo Gávea, na quarta-feira de Cinzas, 5 de março, e é uma ótima forma de se despedir da folia com direito a azaração e muita brincadeira. Cerca de quatro mil pessoas se divertem na Praça Santos Dummont, muitas com fantasias inspiradas em

 Super Mário Bloco: 

Onde: Mirante Rato Molhado, na Rua Aprazível.
Horas: 10h

Desde 2012, o bloco vai às ruas de Santa Teresa tocando músicas dos jogos de videogame em ritmo de Carnaval.

IMG_4900

Agora é só aproveitar e cair na folia!

Não esqueçam de ingerir muito líquido, evitar comidas pesadas e usar protetor! ah! Cuidado com seus pertences também! Importante levar só o essencial.

SE BEBER, NÃO DIRIJA!

bjsss, HE

You Might Also Like