Sem categoria

Dicas de mostras em cartaz no Rio

19 de junho de 2014

Estou muito feliz com a recepção dos brasileiros aos turistas, especialmente os cariocas. A gente consegue ver um astral sem igual, cordialidade e a festa que diferentes povos unidos podem fazer.

Mas, nem tudo é só festa né? Temos algumas exposições muito boas que estão acontecendo no Rio e que super valem a pena indicar para quem vem de fora.  Afinal, quando não vamos às outras cidades no exterior, não incluímos também eventos culturais? Por que então não ajudar a divulgar o que temos de cultura por aqui?

Vamos lá…

• Salvador Dalí

Fiz um post completo sobre ele nessa semana. Quem ainda não conferiu é só clicar aqui.

 

 • Visões na Coleção Ludwig

A exposição apresenta 70 trabalhos originárias da Coleção Ludwig, sediada no Museu Estatal Russo de São Petersburgo. A mostra conta com obras-primas da arte pop, do neoexpressionismo alemão, do fotorrealismo e de outros movimentos internacionais de arte, dos anos 60 aos dias de hoje. Entre os artistas apresentados estão Pablo Picasso, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Jeff Koons, Jean-Michel Basquiat, Joseph Beuys, Gerhardt Richter, Anselm Kiefer e George Baselitz.

As obras pertencem ao Magnata da indústria do chocolate, o alemão Peter Ludwig (1925-1996), quem dedicou considerável fatia de sua fortuna à paixão pelas artes – consta que, durante boa parte da década de 70, ele teria adquirido uma obra por dia para a sua coleção. Estima-se cerca de 20 000 peças em seu acervo.

A Curadoria é de Evgenia Petrova, Joseph Kiblitsky e Ania Rodríguez.

 

Cabeça de Criança - Gottfried Helnwein

Cabeça de Criança – Gottfried Helnwein

 

Cabeças Grandes - Pablo Picasso

Cabeças Grandes – Pablo Picasso

 

Tela sem título - Jean-Michel Basquiat

Tela sem título – Jean-Michel Basquiat

 

Retrato de Peter Ludwig, de Andy Warhol

Retrato de Peter Ludwig, de Andy Warhol

 

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro – RJ

Telefone: 3808-2020.

Horário de funcionamento: Quarta a segunda, 9h às 21h.

Grátis. Até 21 de julho.

 

• Richard Serra

Com 38 obras selecionadas pelo próprio artista, a exposição “Richard Serra: desenhos na casa da Gávea” está no Instituto Moreira Salles (IMS) e fica em cartaz até setembro de 2014. O artista é famoso por suas esculturas de grande escala feitas com placas de aço retorcido e expõe no Rio os seus desenhos. A pedido dele, algumas paredes falsas construídas sobre as paredes de vidro da casa que abriga o IMS foram removidas para que seus desenhos fossem instalados no local. Essa montagem ocorreu porque a mostra foi especialmente pensada para a instituição.

Richard Serra

Richard Serra

O norte americano Richard Serra, nome forte e de destaque da arte contemporânea, escolheu os desenhos a partir da escala da casa, dialogando com o projeto modernista criado pelo arquiteto Olavo Redig Campos, em 1948. No projeto inicial, a casa se destacava pela transparência, permitindo a interação entre os ambientes internos e os jardins, de autoria de Burle Marx.

Entre as obras expostas no Rio, a série “Drawings After Circuit” de 1972, feita a partir da famosa escultura “Circuit” (1972), é um dos destaques. A recente série “Courtauld Transparencies“, apresentada pela primeira vez em 2013 em Londres, também faz parte da mostra.

Richard Serra - Courtauld Transparency

Richard Serra – Courtauld Transparency

Circuit

Circuit

Esboços em cadernos de anotações, apresentados na antiga biblioteca da casa, completam o acervo.
Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – RJ

Telefone:  3284-7400. 

Horário de funcionamento: Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

Estacionamento. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

 

• Guillermo Kuitca e Eduardo Berliner – Pinturas

A coletiva reúne cerca de 100 obras do portenho Guillermo Kuitca e do carioca Eduardo Berliner, entre pinturas e desenhos que dialogam entre si. Do artista argentino estarão expostas pinturas sobre madeira e desenhos, que mostram ao público sua iconografia, que abrange o cubismo e casas, e sua pesquisa recente, em fase ainda experimental. As obras de Eduardo Berliner são pinturas a óleo sobre tela e desenhos sobre papel com vários materiais, como nanquim, aquarela e grafite.

Com curadoria de Hans-Michael Herzog, diretor artístico da Coleção Daros Latinamerica, exposição reúnes 41 obras.

casa daros kuitca_berliner_op2

Nas obras de Kuitca, chamam atenção as evocações da cartografia e da arquitetura, mescladas a cores sombrias e a traços que sugerem algo de infantil. Mais impactantes são as pinturas de Berliner, na maioria povoadas por seres estranhos formados por partes de diferentes animais, como se vê em A Águia Flechada (2014).
Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo – RJ

Telefone:  2275-0246. 

Funcionamento: Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. O espaço fechará meia hora antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. R$ 12,00. Grátis para crianças de até 12 anos e às quartas. Meia-entrada para idosos e estudantes com mais de 12 anos. A bilheteria fecha meia hora antes do término do horário de visitação. Até dia 29/06. 

You Might Also Like