Enquanto as temperaturas oscilam e os cariocas sequer tiveram tempo de tirar os casacos do armário, a turma fashion já liquida as coleções e aponta o que vai fazer a sua cabeça no próximo verão.
Quer saber o que?!
LADYLIKE:
Tem perfume vintage no ar! O estilo Ladylike, com referência à moda dos anos 1950, resgata a feminilidade da cintura marcada, das saias mídis e dos detalhes como estampas florais e laços aplicados, além da cartela de cores em tons suaves como os pastéis. A novidade da estação é a pegada moderna com uso de materiais como o couro. Um dos maiores ícones da década que serve de inspiração é Marilyn Monroe.
Essa é coleção do Alexandre Herchcovitch
ÓCULOS ARREDONDADOS
Oclinhos redondos conferem charme e modernidade ao visual.
MAXIBRINCO
Os maxibrincos apareceram em vários desfiles, com um detalhe: o ornamento é usado em apenas uma orelha, criando um resultado assimétrico e interessante.
TECIDO NATURAL
A aposta em tecidos naturais como o linho deixou os looks leves e ao mesmo tempo sofisticados.
FUTURISMO
É para brilhar: Materiais brilhantes/metálicos, formas estruturadas e a silhueta dos anos 60. O futurismo aparece em muitas coleções, principalmente nos tecidos mais tecnológicos.
Destaque para o prata, tom metalizado queridinho da vez.
LARANJA/amarelo
Em alta já há algumas temporadas, as cores fortes como amarelo e laranja não dão sinais de que vai sumir do radar fashion tão cedo. As cores prometem esquentar ainda mais os dias do Verão 2015
ESPORTE
A tendência tem um pé nos anos 90. Tênis, mochilas, viseiras, roupas de telinha, tecidos tecnológicos, zíperes aparentes, shorts com elástico e amarração fazem parte do estilo sport chic, que segue forte no Verão 2015.
VAZADOS e Transparência
Os tecidos vazados e as transparências prometem elevar o sex appeal da estação à máxima potência, sendo um prato cheio para mulheres femininas e sensuais, que adoram exibir um pouco mais de pele.
Ainda dentro dessa tendência, aparece as telas, em vazados a laser, tricôs, crochês e tecidos que lembram redes. Mais discretos, o material cortado a laser pode ser uma ótima alternativa para usar tecidos mais pesados em dias quentes. Apareceu tanto no couro como em materiais mais leves
ALTURA
O comprimento mídi já está estabelecido no verão. Pode chegar no joelho ou ficar no meio da canela. Mas no Rio, os longos, esvoaçantes, fluidos, ou retos, tipo coluna, também prometem ganhar as ruas na estação quente.
LARGURA
A modelagem das peças está mais afastada do corpo, meio quadrada, principalmente no dorso. Assim, vestidos, blusas, t-shrits e jaquetas aparecem ampliando os ombros. Para compensar, podem aparecer com amarrações na cintura.
BOTÂNICO
O verão 2015 vem estampado, mas vale destacar as flores como uma das principais estampas, podem vir estampadas nos tecidos, em desenhos aquarelados, inspirados nas chitas. Os motivos Liberty também aparecem. E também surgem vazadas, aplicadas sobre os tecidos, como bordados, inclusive em jeans, ou em relevo. Mas, o fundo do mar também foi mote para algumas grifes.
TROPICALIENTE
As flores fazem parte da referência tropical que tem aparecido nas passarelas. Mas aqui, as palmeiras e frutas ganham espaço. Folhas de palmeiras e até texturas que lembram as tramas feitas com as fibras da planta têm vez. Vale ainda lembrar dos acessórios, que se transformam em abacaxis ou vêm em formato de banana.
NO PEITO
Os tops ganham cada vez mais espaço no verão 2015. Até na moda praia aparecem no lugar dos tradicionais sutiãs. Se na frente pode ser fechado, ganha detalhes atrás, como recortes, trançados e babados. Os modelos inspirados nas pin-ups dos anos 50 e 60, estruturados e mais pontudos, também compareceram nas passarelas cariocas, ao lado das hot pants.
PANTALONAS CROPPED
Vários desfiles fizeram as pantalonas no meio da canela. Parece que vai pegar, mas todo cuidado é pouco. As peças até ficam bem na passarela, mas na vida real, podem ser complicadas para quem é baixinha, porque cortam a silhueta.
SAIAS
Se o modelo trompete está em alta, o Fashion Rio trouxe também as franzidas, plissadas, godês e evasés. Elas aparecem principalmente no comprimento mídi ou longo, mas podem ser vistas nos curtos ou pouco acima do joelho. E, anotem, todas de cintura alta, para compor com os tops cropped, justos ou mais larguinhos.
SÓ NO SAPATINHO
Sandálias coloridas e com tiras vêm fortes para o verão, mas também aparecem algumas metalizadas. A maioria é mais pesada e ganha saltos tratorados ou plataformas de madeira. O acrílico nos saltos parece que veio para ficar.
Pode apostar. E os tamancos tipo mule, os clogs, também aparecem.
TECIDOS FLUIDOS
Para conferir às peças a leveza exigida pelas altas temperaturas do verão carioca, nada melhor do que tecidos fluidos. Cortes amplos valorizam o caimento das peças.
E aí, gostaram?
Agora é só anotar as dicas e aguardar as novidades nas lojas!
bjss, HE,