Sem categoria

Sapatos: Muito além do que calçar

3 de junho de 2014

Que mulher não é verdadeiramente apaixonada por sapatos? De saltos altos ou rasteiros, os acessórios são pequenas obras de arte que usamos nos pés e que mudam o visual, dando vida a uma simples dupla de jeans e camiseta, ou acrescentando um toque de glamour num look maravilhoso de festa. E foi por ser um amante do tema, que resolvi contar um pouco para vocês sobre a história dos calçados e seus modelos mais famosos e badalados.
salto-alto-07

Desde o seu surgimento, os sapatos remetiam a status econômico e posição social. Na Grécia Antiga, eram usados no teatro para que os personagens mais importantes ficassem em evidência, enquanto os dos séculos 14 a 16, as mulheres usavam pares com mais de 50 cm de altura e não conseguiam andar sem ajuda de serviçais. Homens e mulheres usavam o acessório, mas foi no século 18 que os sapatos mais trabalhados passaram a ser de uso exclusivamente feminino.

Para mim, cada década do século 20 teve acontecimentos que fizeram a história desse acessório. A abertura da primeira loja de Ferragamo, os calçados masculinos para mulheres, como os oxfords, e os saltos anabela de Carmen Miranda ditaram a moda nos primeiros 30 anos.

page1

Com a Segunda Guerra Mundial, o design de sapatos muda radicalmente, dando espaço para modelos confortáveis e resistentes, próprios para as mulheres que entraram no mercado de trabalho. No fim da guerra, com o retorno dos maridos, a feminilidade e a sensualidade ganham espaço nos anos 50 com o salto agulha, um dos maiores marcos na história dos calçados, criação de parceria entre Christian Dior e Roger Vivier.

 

Imagens icônicas marcaram época, como os saltos brancos de Marilyn Monroe e o par brilhoso e vermelho de Judy Garland, em “O Mágico de Oz“.

page6

A onda hippie explodiu nas décadas de 60 e 70, com sapatos bicolores e sapatilhas de bailarina, botas largas e baixas (suuuper modernas para a época), mocassins e os tênis Keds e Converse All Star. A moda rocker, de botas com cano alto e salto fino virou hit, assim como as plataformas em materiais naturais como madeira, cortiça, ráfia e corda, para o dia e muito brilho e cores vibrantes para a noite. Os homens fizeram sucesso com o salto cubano de John Travolta, em “Embalos de Sábado a Noite”.

page3

Os anos 80, riquíssimos em tendências, foram repletos de scarpins, sempre nos pés das executivas do mercado de trabalho, tênis Nike e Reebok e as botas e coturnos Doc Martens, da tribo grunge.

image025

page4

 

Mas foi através de uma série de TV nos anos 90 que os sapatos se tornaram objetos de desejo máximo: Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker em “Sex and the City“, via em seus pares de Manolo Blanick e nas solas vermelhas de Christian Louboutin grandes tesouros.

image024

page5

Hoje, como a democracia de estilos é mais do que estimulada, usa-se de tudo! Eu, particularmente, prefiro os clássicos, que são eternos, e as novidades mais estilosas, que mudam o visual, por isso, minha dica é a Jorge Bischoff, grife brasileira de excelência em acessórios, que, recentemente, inaugurou loja na expansão do Plaza Shopping, em Niterói.

bischoff

Com calçados lindos, confortáveis e modernos, conquista dos mais tradicionais aos mais revolucionários! Faça uma visita: não há forma melhor de agradar seus pés!

 

You Might Also Like