Amigos!
Resolvi fazer uma coisa diferente no blog! Revirando uns livros em casa, descobri uns que dão dicas deliciosas de comidinhas fáceis de fazer e muito gostosas. Confesso que deu água na boca e vou até arriscar fazer todas (com ajuda da minha cozinheira de mão cheia, a Janette, é claro).
Essas receitinhas são boas para uma reunião de amigos ou até mesmo um momento a dois no conforto de casa! Tive a preocupação de colocar o passo-a-passo de todas para não ter erro!
Confiram as que eu mais gostei:
OSTRAS ROCKEFELLER
Ingredientes: 36 ostras nas conchas; 250g de espinafre cozido e picado; 300g de creme de leite azedo, batido (para encorpar); 2 dentes de alho amassados; sal e pimenta do reino; 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado finamente; 30h de migalhas de pão macias.
Como fazer:
Remova as ostras de suas conchas. Escorra o espinafre e coloque numa peneira. Pressione com uma colher para extrair o máximo de líquido que puder.
Misture o creme de leite azeito com alho e junto o espinafre. Tempere com sal e pimenta a gosto. Ponha uma colher (de chá) dessa mistura em cada concha vazia.
Em seguida, devolva as ostras às conchas e espalhe a mistura do espinafre restante sobre elas. Misture o queijo com as migalhas de pão e salpique de maneira uniforme sobre as ostras. Coloque sob grill quente para que o queijo derreta e pão fique dourado. Sirva quente.
Rendimento: 36 ostras
CROÛTES DE SALMÃO DEFUMADO
Ingredientes: 150ml (2/3 de xícara) de creme de leite azedo; 55g (1/4 de xícara) de manteira; 3 colheres (de chá) de óleo girassol; 8 fatias grossas de pão redondo; 115g de salmão defumado. Para decorar: ramos de endro
Modo de fazer:
Em uma tigela, bata o creme até ficar grosso e fofo. Reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e oléo e frite o pão em partes, dos dois lados atá dourar. Escorra sobre papel que absorve a gordura e conserve aquecido.
Corte o salmão defumado em tiras pequenas e enrole cada uma bem apertada.
Coloque 4 rolinhos de salmão defumado sobre cada croûte. Coloque também o creme batido, às colheradas, sobre o salmão. Decore cada croûte com raminho de endro.
Rende 8 porções.
PASTA DE OVOS E CAVIAR
Ingredientes: 4 ovos; 60g de manteiga; sal e pimenta do reino; 4 colheres (sopa) de creme de leite azedo batido (para encorpar); ½ cebola pequena ou 4 cebolinhas verdes bem picadas; 3 colheres (sopa) de caviar preto; biscoitinhos salgados a gosto. Para decorar, cebolinhas verdes cortadas em tiras.
Como fazer:
Ponha os ovos em uma panela de água fria. Depois que ferver, deixe cozinhar durante 10 minutos. Coloque os ovos sob água corrente para amornar e então descasque-os.
Esprema os ovos com um espremedor de batatas. Derreta a manteiga e, enquanto ela ainda estiver quente, despeje-a sobre os ovos mornos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Transfira a pasta de ovos para uma pequena tigela e guarde na geladeira. Essa pasta pode ser preparada um dia antes de servir.
Misture o creme de leite azedo com a cebola. Um pouco antes de servir, espalhe o creme de leite sobre a pasta de ovos. Cubra com caviar preto e tiras de cebolinha. Sirva com os biscoitinhos.
Rendimento para 6-8 pessoas.
SATAY DE FRANGO
Ingredientes: 500g de peitos de frango (sem pele e cortados em filés); ½ colher (chá) de molho forte de pimenta; 1 colher (chá) de raiz de gengibre ralada; 2 colheres (sopa) suco de limão; 3 colheres (sopa) de molho de soja escuro; 2 colheres (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de pasta de amendoim; 125ml (1/2 xícara) de água. Para guarnecer: cerejas bem vermelhinhas e raminhos de salsa fresca.
Como fazer:
Corte o frango em cubinhos de 2,5cm e enfie em 15 espetos de bambu
Esquente os ingredientes restantes – com exceção das cerejas e da salsinha – em uma panela ou frigideira grande, mexendo para misturar bem. Espere ferver. Abaixe então o fogo e junte os espetinhos, uma camada de cada vez. Deixe cozinhar durante 10 minutos regando com o molho de vez em quando. Retire os espetinhos.
Repita a operação até cozinhar todos os espetinhos de frango, regando de vez em quando com o molho. Cozinhe o molho na mesma panela até que ele se reduza a 180ml (3/4 de xícara). Despeje o molho sobre o frango. Leve à geladeira. Os espetinhos podem ser guarnecidos com cerejas e raminhos de salsa.
Rendimento: 15 espetinhos.
ESPETINHOS DIVERSOS
Espetinhos de presunto de Parma e melão:
– 1 melão cantalupe pequeno
– 250g de presunto de Parma, cortado em fatias bem finas
Como fazer:
Descasque o melão, corte em fatias e tire as sementes. Corte em cubinhos. Dobre uma fatia de presunto, junte com um cubinho de melão e espete-os com um palito. Sirva gelado. Rendimento: cerca de 48 espetinhos.
Espetinhos de abacate com camarão:
– 1 abacate maduro
– 500g de camarões cozidos
– suco de 1 limão
Como fazer:
Divida o abacate ao meio e retire o caroço. Corte a polpa em cubinhos ou retire-a em bolinhas com o aparelhinho especial. Descasque os camarões e limpe-os. Espete um camarão e um pedaço de abacate, com um palito. Esprema limão sobre os espetinhos e sirva-os em seguida. Rendimento: cerca de 18 espetinhos.
Espetinhos de carne defumada:
– 2 colheres (sopa) de creme de leite azedo
– 1 colher (chá) de horseradish (molho condimentado, à base de raiz-forte)
– 125g de carne defumada, cortada em bifes bem finos
Como fazer:
Misture o creme de leite azedo com o horseradish, espalhe sobre os bifes e enrole. Corte em pedaços de 2,5 cm e sirva 2 ou 3 deles no espetinho. Rendimento: 8 – 10 espetinhos.
Agora é só escolher um bom vinho ou uma boa cerveja e aproveitar as dicas!!!
Aproveitem!
bjss, HE.