CULTURA, VARIEDADES

Destino: Nordeste brasileiro

12 de janeiro de 2016

É verão, janeiro, tempo de férias, hora de curtir e se esbaldar sem preocupações! E nada melhor que estar por dentro dos destinos mais quentes do país para aproveitar tanto de dia, quanto de noite. No final de 2015 e já no início de 2016, quando o assunto é viajar, não se fala em outra coisa que não sejam as maravilhosas praias do Nordeste. Aqui, selecionei três delas para contar um pouquinho dos pontos altos de cada uma.

nordeste

Jericoacoara, Ceará – está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar da fama mundial, o ritmo pacato continua o mesmo, com uma antiga vila de pescadores de ruas de areia sem iluminação pública. O acesso é precário e só se chega lá em veículos com tração nas quatro rodas. A região é Área de Proteção Ambiental, com cerca de 200 km² repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes, essas, as melhores opções para se refrescar no local. A principal delas é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples, e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras.

Jericoacoara 2
Devido aos bons ventos, Jeri é considerada um ótimo destino para esportes náuticos, mas também vale pelo passeio de buggy ou de jardineira. Na praia do centro de Jericoacoara, suba no final da tarde o morro de 30 metros de areia para apreciar o maravilhoso pôr do sol. É imperdível! Com restaurantes transados, bares animados e forró pé-de-serra, Jericoacoara oferece diversão para todos os gostos.

Jericoacoara

São Miguel dos Milagres, Alagoas – Grande hit desse verão, Milagres, como é intimamente chamada pelos turistas, é um dos recantos mais belos da Costa dos Corais. Assim como Jeri, é uma vila de pescadores, com praias selvagens preservadas, pousadas cheias de charme e restaurantes sofisticados. Se você busca agito, sua praia é a Porto da Rua, com barcos coloridos e alguns bares de nativos. Perfeita para uma viagem a dois, São Miguel dos Milagres pode ser desbravada também em cavalgadas. Não deixe de subir ao Alto da Conceição para apreciar toda a beleza das praias da vila, que mesclam com capricho as mais diversas nuances de verde e de azul.

São-Miguel-dos-Milagres

Maragogi, Alagoas – Entre Maceió e Recife, fica Maragogi, uma vila da Costa dos Corais, que chama a atenção pelo conjunto formado por mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes, com uma excelente infraestrutura de hospedagem. A paisagem é incrementada ainda pelas Galés, as enormes piscinas naturais a 6km da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central. Atenção porque o acesso é controlado e o limite é de 720 pessoas por dia.

maragogi2

 

Além das praias como Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas, você ainda pode fazer travessia de rio, visita à ilhas e passeios em meio a construções históricas. A gastronomia é outro ponto forte da região, com simples e bons restaurantes, especializados em frutos do mar. Não deixe de experimentar o famoso bolinho de goma, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco, vendido em bares e lojinhas.

bolinho de goma

Independente da sua preferência e do tempo de permanência, essas magníficas praias tem tudo para conquistar seu coração, seja pelo belíssimo cenário, seja pela simplicidade dos locais. Vale a pena! Espero que tenham gostado das dicas, assim como eu adorei selecioná-las para vocês!

Maragogi

Bjss,

HE.

 

You Might Also Like